top of page

O projeto

Uma solução totalmente inovadora e sem paralelo no mercado, que pretende elevar o patamar tecnológico da gestão das salas de espetáculo e da venda de bilhetes com lugares marcados.

O projeto 3D Modelling for Small and Medium Venues Management consiste no desenvolvimento de um software que permitirá uma gestão mais eficiente das salas de espetáculo, dando um importante auxílio aos produtores de eventos e possibilitado diversas novas funcionalidades aos seus utilizadores, tais como alteração do layout da sala para cada evento, adição/remoção de novas bancadas para um evento específico, definição de fluxos de entrada e saída, etc). Permitirá também que o próprio cliente (comprador de bilhete) consiga visualizar de forma correta a localização do seu lugar no espaço da sala (representação tridimensional).

A nova solução irá responder a necessidades especificas deste setor, com base nos seguntes objetivos:

  1. Desenvolvimento de tecnologia que permita que o cliente seja capaz de visualizar de forma correta o seu lugar no espaço da sala;

  2. Desenvolvimento de tecnologia, com recurso a imagens captadas por drones, para visualização de ponto de vista de cada lugar das salas de espetáculo nacionais de média e grande dimensão

  3. Desenvolvimento de algoritmos que permitam definir previamente os fluxos de entrada e saída do espetáculo mais eficazes;

  4. Investigação de técnicas de maximização de otimização de ocupação das salas;

  5. Desenvolvimento de solução que através de heat mapping por camaras fixas e/ou móveis (drones) que permita ao promotor analisar os fluxos numa determinada sala em real-time.

Estes objetivos permitirão que o promotor líder, a Loop Future, coloque no mercado uma solução diferenciadora, contribuindo para o aumento do know-how interno e para o crescimento da sua rede de clientes e negócio no setor da bilhética. Por outro lado, a equipa interna da Universidade de Coimbra desenvolverá competências internas, criando valor que será amplamente disseminado, contribuindo para que seja considerado um dos centros de pesquisa de referência e reforçando a sua posição de Instituição de Ensino Superior em contacto com o ecossistema empresarial. O copromotor Ticketline, por seu turno, ao participar neste projeto aumentará a sua aposta em projetos de investigação e desenvolvimento e será a primeira empresa (na qualidade de empresa piloto no projeto) a utilizar as inovadoras funcionalidades que alterarão a dinâmica da gestão de bilhética implementada.

É ainda relevante mencionar que diversas salas de espetáculo asseguraram a sua colaboração no projeto através de cartas de apoio, nomeadamente: Campo Pequeno, Teatro Tivoli, Super Bock Arena, Coliseu do Porto, Teatro Sá da Bandeira, Espaço Vita, Centro Cultural de Tábua, Centro de Espetáculos de Troia e Centro de Espetáculos da Figueira da Foz.

Trata-se de um projeto inovador, que contribuirá de forma muito significativa para o avanço do estado da arte do setor da gestão de salas e bilhética, e que terá as atividades de desenvolvimento tecnológico da solução sobretudo na região do interior (a serem desenvolvidas pelo promotor líder), contribuindo para alavancar esta região enquanto região de excelência no que diz respeito a projetos inovadores, nomeadamente na área das TIC.

bottom of page